Olá, bem vindo ao Show Moto - 20/04/2024 - 02:55
Menu
Pagina Inicial
Buscar no Site
Dicas
Fotos
Notícias
Novidades do Site
Outros
Segurança
Papel de Parede
Previsão do tempo
Moto Filmadores
KLE 621 (Kleber Atalla)
Fabio 21
Kekis
Todos os vídeos
Eventos
Eventos / Fotos
Moto Passeio
Próximos Eventos
Colunistas
Classificados
Ver Anúncios
Anúnciar
Canais
Blogs / Flogs
Dicas
Lojas
Sites Parceiros
 
Login:

Senha:

Registrar-se
Esqueci minha senha

Conceitos sobre Conservação de Motocicletas




 

O Motociclismo como Paixão

A motocicleta deve ser vista como um elemento que concentra em si diversos aspectos, em especial sobre o ponto de vista cultural e conforme sua utilização.

Deixando de lado a velha e apaixonada discussão sobre o tema “Motociclista ou Motoqueiro” e a controvertida questão do preconceito, o que se observa é que sobre o ponto de vista cultural e de sua utilização podemos realmente visualizar dois grupos bem distintos de usuários de motocicletas.

O primeiro desses grupos é formado por aqueles que utilizam a motocicleta como meio de locomoção, transporte e uso profissional, no Brasil esse grupo é mais recente, sendo o de maior volume e o que mais cresce, é nesse grupo que se verifica o maior índice de acidentes envolvendo as motocicletas.

O outro grupo é o formado por aqueles que têm a motocicleta como hobby, em geral utilizam a motocicleta para o lazer, passeios, viagens e pratica de esportes. Normalmente são apaixonados por tudo que diz respeito a esse veiculo, são mais antigos no Brasil, são em numero menor, e se preocupam mais com a segurança na pilotagem.

É bom ressaltar que existem motociclistas que “transitam” e se “encaixam” perfeitamente nos dois grupos citados.

É no segundo grupo que encontramos um numero maior de pessoas “apaixonadas” pela motocicleta e interessadas com sua conservação e manutenção, que envolvem cuidados com a mecânica e com sua apresentação visual. Para essas pessoas cuidar da motocicleta é uma atividade prazerosa, o objetivo deles é entreter-se com tudo que diz respeito ao universo das motocicletas. 

 

Manutenção e Conservação como Objetivo

Um dos fatores que difere os motociclistas que tem a motocicleta como hobby é que uma de suas metas principais é a manutenção e conservação constante de suas motocicletas. Quase sempre pilotam de maneira prudente, procurando evitar desgastes e sobrecargas desnecessárias aos componentes mecânicos. Para esse tipo de motociclista conseguir bons números nos indicadores de conservação das peças e componentes de sua motocicleta é uma meta constante. Em geral gostam de analisar e comparar o desgaste e a durabilidade de componentes, como o motor, o conjunto de transmissão secundário, os pneus, os freios, a embreagem, etc. É muito importante compreender que essa atividade, necessariamente não esta ligada à economia e redução de gastos, mas acima de tudo ao simples prazer de alcançar uma meta ou objetivo. Preocupam-se também em utilizar a moto buscando a conservação em pequenos detalhes, como, por exemplo, não deixar a moto no sol, evitar transitar por locais molhados ou com barro, etc. Importante ressaltar que não se deve confundir esse prazer com “obsessão” ou “fanatismo”, o verdadeiro motociclista sabe dosar e conciliar essa paixão com equilíbrio e maturidade.

 

Acumulando e trocando informações

Essa característica é uma das mais marcantes do motociclista, ela é responsável pelo surgimento de outras características como, por exemplo, o companheirismo. Para saciar a vontade de conhecer e acumular informações sobre o assunto, a forma mais usada é o intercambio com outros motociclistas, onde se pode fazer a troca de informações e de “quebra” fazer novos amigos e parceiros, esse fenômeno é muito conhecido pelos motociclistas, alguns se juntam em grupos em determinados “Pontos de Encontro”, outros se juntam em associações conhecidas como “Motos Clubes”, e atualmente se multiplicam na Internet os diversos “Fóruns de Discussão” específicos para motociclismo.

 

Conservação e Segurança:

A busca da conservação através de diversos cuidados em especial pelo habito de fazer manutenção preventiva é o fator mais associado à pilotagem com segurança. Todos indicadores estatísticos têm constatado que uma grande quantidade dos acidentes envolvendo as motocicletas está relacionada com a falta de manutenção. É impossível questionar esse argumento, tecnicamente sabemos, por exemplo, que quando existe a necessidade de uma freiada emergencial rápida e brusca, as motocicletas que estiverem com os freios e pneus em melhores condições serão as que conseguirão parar em um espaço menor, e assim conseguir evitar um possível acidente.

 

Os Elementos da Conservação

Quando se fala em conservação da motocicleta como meta ou objetivo devem-se visualizar todos os elementos que compõem esse conjunto. De um modo geral temos a forma de pilotar e conduzir, a manutenção mecânica preventiva, a qualidade de peças, componentes, óleos e combustíveis utilizados, os cuidados no dia a dia, e a preocupação com a apresentação visual da motocicleta.

 

A utilização constante da Motocicleta

Importante ressaltar que na realidade o maior prazer desses motociclistas é rodar com sua motocicleta, ou seja, aproveitá-la o maior tempo possível. Suas metas de conservação estão sempre relacionadas com a quilometragem obtida. De nada adiantara a motocicleta estar com muita idade, conservada, mas sem uso, mesmo porque a falta de utilização é um dos fatores que mais contribuem para a deterioração dos materiais e componentes da motocicleta.

 

A Lavagem na Conservação

Dentre os muitos cuidados que esses motociclistas tem com sua motocicleta, destacamos a preocupação com a conservação das peças e componentes e a apresentação visual da motocicleta. Esse objetivo é alcançado com cuidados diários na utilização da motocicleta e com sua lavagem periódica. É muito importante ter em mente que a lavagem deve ser vista como uma atividade que busca a conservação da motocicleta, ou seja, a lavagem periódica, mais que o embelezamento, visa conservar a motocicleta. Não se deve deixar de lavar a motocicleta por um período muito grande, com o passar do tempo os sedimentos de sujeira vão se “fundindo” nas peças e a partir de um certo tempo será impossível removê-los. Em geral o próprio motociclista realiza essa atividade, mas pode-se também ser feito por terceiros, de preferência são escolhidos os locais especializados como as oficinas de motocicletas e os locais específicos para lavagem de motocicletas. Normalmente evita-se levar em lava rápido de automóveis ou em postos de combustível, pois alem de utilizarem produtos e equipamentos inadequados, em geral eles não tem preparo e conhecimento sobre os cuidados especiais que se deve ter com uma motocicleta.

 

O Comprometimento dos Componentes pela ação da sujeira

Com o passar do tempo, em virtude da falta de lavagem, os sedimentos e micro-sedimentos vão se incrustando e se fundindo nos materiais, em especial nos locais de temperatura elevada como o motor e seus componentes. A motocicleta é constituída também por grande volume de peças e componentes metálicos das mais diversas composições, que em sua maioria tem a parte externa exposta, ou seja, sem proteção de pintura ou verniz, nesses locais a sujeira sedimentada funciona como pontos retentores de umidade, que serão responsáveis pelo inicio do processo de oxidação (ferrugem).

 

Como a Lavagem Funciona

A lavagem tem como objetivo remover as incrustações de sedimentos e micro sedimentos, e evitar o comprometimento de peças e componentes. Portanto é necessário que esses sedimentos sejam realmente removidos. Para isso temos que entender alguns conceitos básicos. Não são os produtos que limpam, eles tem uma função auxiliar no processo. A atividade “mecânica” pela abrasão é realmente quem ira remover os sedimentos. Portanto, na hora de lavar devem-se passar pinceis, escovas e esponjas com muita eficiência em todos os locais. Na hora de enxugar dever-se passar bem o pano em todas peças ainda úmidas. Na hora de encerar, deve-se aplicar e retirar a cera tendo em mente que seu objetivo é remover toda sujeira incrustada, ou seja, encerar é limpar, e não “polir” como muitos pensam.

 

A Qualidade e Eficiência da Lavagem

Não se deve ter ilusão sobre a atividade de lavagem da motocicleta, para que ela seja  eficiente e esteja realmente comprometida com a conservação, ela deve ser executada periodicamente e não pode ser feita de forma rápida e sem um conhecimento mínimo. E também não se devem utilizar equipamentos e produtos que podem danificar seus componentes. O mais importante é entender que não existem milagres, para obter qualidade e eficiência na lavagem deve-se fazê-la de forma correta e adequada, senão alem de não conseguir os objetivos de conservação corre-se o risco de danificar peças e componentes da motocicleta.

 

O  prazer de andar de Motocicleta.

Para o verdadeiro motociclista não existe sensação mais agradável que o prazer de andar com sua motocicleta em um dia perfeito com o céu limpo, sol e temperatura agradável. Para quem realmente conhece essa sensação sabe também que se a motocicleta estiver limpa, bonita e bem conservada, esse prazer é ainda muito maior.  

 

Tomás André dos Santos – tasmotos

www.tasnaweb.com


Enviado por: