Olá, bem vindo ao Show Moto - 23/04/2024 - 19:12
Menu
Pagina Inicial
Buscar no Site
Dicas
Fotos
Notícias
Novidades do Site
Outros
Segurança
Papel de Parede
Previsão do tempo
Moto Filmadores
KLE 621 (Kleber Atalla)
Fabio 21
Kekis
Todos os vídeos
Eventos
Eventos / Fotos
Moto Passeio
Próximos Eventos
Colunistas
Classificados
Ver Anúncios
Anúnciar
Canais
Blogs / Flogs
Dicas
Lojas
Sites Parceiros
 
Login:

Senha:

Registrar-se
Esqueci minha senha

Remoção de Plasticos e Outros Materiais Grudados no Escape Cromado




 

É um problema muito comum, mas que tira o sono de muitos motociclistas em especial o pessoal das custons, e todos que tem escapamento cromado.

Por causa do plástico derreter e enrijecer o mesmo se funde com o cromo, dessa forma produtos químicos líquidos em geral não resolvem, a maiorias dos motociclistas já tentaram de tudo, álcool, gasolina, thiner, querosene, desengraxante, removedor, solvente de plástico, etc.

Outra tentativa muito comum é ligar a moto e aquecer o escapamento para tentar amolecer o plástico e removê-lo, esse recurso às vezes funciona, se o plástico grudou recentemente. Se o mesmo já ficou preto e sólido, não adianta tentar esse procedimento, você apenas corre o risco de queimar as mãos.

Conheço muitos motociclistas que foram ao extremo e utilizaram lã de aço tipo “bom-bril”, buchas tipo “scoth-brite”, ou até lixa fina, não precisa nem dizer que em todos esses casos os resultados foram catastróficos, ficando a peça danificada para sempre.

 Já “quebrei a cara” muitas vezes tentando resolver esse problema, após cerca de três anos já lavando motos profissionalmente, e com quase duas mil motos lavadas, aprendi a solucionar esse perturbador problema.

 

Importante ressaltar que não fui eu que descobri essa formula, ela me foi passada por um moto-boy, eles já utilizam esse procedimento há muitos anos, eu fiz muitos testes antes de incluí-lo nos procedimentos padrões utilizados nas motos de clientes.

 

Atualmente faço isso com bastante freqüência, e posso garantir que não fica nenhum risco no cromado.

 

Antes de seguir adiante, e passar a dica, é muito importante que você não realize o trabalho sem ler atentamente todas informações abaixo, ressalvando que o importante não é o que se usa, mas como se usa.

 

O material utilizado para esse trabalho é a palha de aço média ou grossa.

-Não pode ser fina, tem que ser grossa ou média, quanto mais grossa mais segura.

-Deve ser utilizada a seco.

-Não pode ser utilizada com muita pressão e esforço.

-Não se deve utilizar continuadamente o mesmo pedaço até seu desgaste total.

-Fazer vários chumaços e enrolar em "bolas" pequenas. Muito cuidado para não cortar as mãos ao separar os chumaços (já fiz cortes profundos em minhas mãos).

-Quando uma "bola" estiver amassada joga-se fora, e pega outra.

-É um trabalho de "paciência", vai se desgastando o material plástico solidificado como se estivesse lixando, demora, mas é assim mesmo.

Esse trabalho só pode ser feito em peças Cromadas. Não se deve fazer em peças de Inox, como o escape da Bmw, alumínios, ligas leves, e outros não identificados.

Atenção: Importante: Como falei antes a "sacada" não esta no produto, mas sim na forma de realizar o trabalho, portanto não posso me responsabilizar pelo que cada motociclista executar. Só com o tempo adquiri experiência suficiente para realizar o trabalho com segurança. Descobri que existem muitas variáveis a serem observadas, e somente a experiência faz a gente percebê-las:

- Os plásticos ou materiais grudados no cromado são de dureza e textura diferentes.

- Os escapamentos e peças cromadas das motos tem qualidades diferentes.

- Existem diferenças entre as marcas de palhas de aço encontradas a venda no comercio, algumas marcas são vendidas como grossas, mas são mais finas que as médias de outras marcas, etc. 

- A forma de fazer o movimento das mãos tem influencia no resultado trabalho.

- A pressão utilizada na mão tem influencia no resultado do trabalho.

Curiosidade: - Porque o “bom-bril” risca e a palha de aço não? – A resposta esta na espessura dos fios de aço, os fios de aço do “bom-bril” são bem mais finos que os da palha de aço.

 

Tomás André dos Santos – tasmotos

www.tasnaweb.com


Enviado por: