Olá, bem vindo ao Show Moto - 27/04/2024 - 00:39
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Minha Yamaha Fazer para viagens




    Vou escrever um pouco sobre minhas impressões nesses 5milkm com a Yamaha Fazer, sendo quase 40% desses em estradas.

    O limite máximo de velocidade de qualquer estrada brasileira é de 110km/h e essa é uma velocidade boa pois está próximo do torque e potência máximos da moto, que ocorrem, respectivamente a 6500rpm e 7500rpm. Em quinta marcha a 110km/h está-se a aproximadamente 7200rpm.  Pelos meus testes, dá para manter com tranquilidade até 120km/h, mais que isso sente que está forçando 'um pouco' além do consumo exagerado(abaixo dos 23km/l!). Há quem diga que mantém 145km/h, mas isso não sei, nunca passei muito de 120km/h, para meu uso não há necessidade disso.

    Nas minhas viagens, tenho mantido 100km/h em quinta marcha e nas subidas de serra 80km/h em quarta marcha(apesar da moto conseguir subir qualquer subida em 5° marcha, mas aí força um pouco mais o motor) e nesse ritmo o consumo médio fica em 27km/l, o que está bom, praticamente o mesmo que eu conseguia com a intruder 125cc e em velocidades bem menores. Abaixo uma tabela com as velocidades e média de consumo obtidos, na estrada.

  • 70km/h  --- 34km/l
  • 80km/h  --- 29.5km/l
  • 90km/h  --- 30km/l
  • 100km/h --- 27km/l
  • 110km/h --- 26km/l
  • 120km/h --- 23km/l

     A Fazer tem uma autonomia absurda, muito boa para viagens! O tanque tem 19.2 litros, sendo 4.5L de reserva, então sobram 14.7L que você pode usar tranquilamente o que dá, no pior caso(23km/l), uma autonomia de 340km, porém a maioria dos sensores acusam reserva com uns 7L ainda no tanque. Eu gosto de abastecer lá por 200km(o que ainda é bastante) pois gosto de andar sempre com tanque cheio (em viagens você pode se perder, não é mesmo?) e outro detalhe é que abastecendo com 200km, ainda tem mais que meio tanque e caso você abasteça com uma gasolina ruim é sempre melhor meio tanque de gasolina ruim do que um tanque inteiro de gasolina ruim. 

    Aquele escapamento... Bom aquele escapamento num angulo de uns 30° é bonitinho, né? Mas é só isso também, é só estético e acaba atrapalhando em duas coisas: 

  1.  
    1.  Os pedais da garupa ficam mais elevados fazendo com que a garupa fique com as pernas mais dobradas o que ocasiona um cansaço maior para a garupa. 
    2.  Atrapalha os alforges. Devido ao escapamento ser alto, você tem que colocar um alforge menor e ficar cuidando que o alforge não encoste no escapamento.

    O banco e posição de pílotagem são bons, quando estava analisando que moto comprar estava com uma tendência de comprar uma trail(lander, tornado, falcon...) pois acreditava que pra minha altura(1.84m) seria o ideal, achava a Fazer um pouco pequena e não gostava da posição 'sport' de pilotar, mas no fim das contas eu acabo ficando confortável nela, estico os braços para segurar o guidon e acabo ficando com a coluna reta. As pernas ficam um pouco dobradas, mas nada que incomode, o problema mesmo fica por parte do asfalto, mas isso é falado mais adiante.  Para a garupa o banco também é bom e colocando um baú ela pode ir encostada nele, o que dá um bom conforto e segurança.

    Injeção eletrônica! Eu me estressei tanto com o tal do afogador. Puxa o afogador, liga, esquenta um pouco, fecha o afogador, morre, liga, fecha o afogador até a metade, esquenta, liga - não liga- puxa o afogador, hoje não está frio, então vou ligar sem afogador; marcha lenta instável; carburador; a moto morreu - e não liga mais- ahhh!, a torneira da gasolina estava fechada.... enfim, era uma desgraça! Com injeção eletrônica é só girar a chave e apertar um botão que ela liga e não morre mais e se você não tiver carinho por sua moto pode até sair andando com ela que 'não precisa' esquentar. Mas não é só isso, com a injeção eletrônica a moto fica mais economica e 'redonda', não há buracos, em qualquer rotação você tem a moto na mão. Ex: você pode iniciar uma subida, em quinta marcha, em 2mil rpm e ir acelerando que ela vai, claro que nessa situação você está forçando, o certo seria baixar umas 2 ou 3 marchas mas só para exemplificar que não há buracos, com carburador a moto fica boba em baixas rotações.

    Sem vibrações e silenciosa, realmente a moto não vibra e não faz muito barulho não, o escapamento é muito silencioso o que faz você escutar o barulho do motor (mas não é muito também) e em baixas velocidades consegue escutar crrrriiiiirrrrii que é o barulho da IE injetando gasolina. E é bem mais gostoso e menos cansativo viajar numa moto que não vibra nem faz muito barulho!

    Corrente. De que material é feito a corrente da Fazer? é uma maravilha, já andei quase 3mil km e a corrente não folgou quase nada, acho que dá pra rodar mais uns 2milkm para precisar esticar, enfim, você nunca irá precisar esticar essa corrente, na revisão eles farão isso pra você! Na intruder a cada 600km a corrente já estava precisando de uma esticada, o que é ruim, numa viagem mais longa você teria que levar ferramentas para esticar a corrente ou passar em alguma mecânica, com a Fazer não há esse problema, já que a corrente praticamente não folga nada. Em fóruns eu vi algumas pessoas comentando que nunca esticaram a corrente e que ela durou mais de 30milkm, agora eu acredito neles! Uma beleza de corrente! O único trabalho que você terá será lubrificá-la periodicamente. 

    Acessórios para viagens, um 'kit' ideal pra mim seria: bagageiro/baú, alforges, bolha,   matacachorro com pedaleiras, até o momento eu incluí apenas os dois primeiros ítens. Bagageiro e baú você acha fácil no mercado por preços razoáveis e qualidade boa, você pode achar estranho eu falar isso mas vá ver quanto custa um bagageiro para uma moto custom e além de ser caro são no geral frageis, além de você ser crucificado pelos amantes do estilo custom por colocar um baúzinho de 45L numa custom, injustiça pois eu gosto muito desse estilo e não dispenso um baú!.

    Os alforges do estilo esportivo são faceis de instalar, passando as tiras por debaixo do banco o problema fica por conta do escapamento, como já dito anteriormente, prefira um de formato que acompanhe o escapamento ou faça como eu e compre um quadrado e se surpreenda ao ver um furo no alforge pois encostou no escapamento ou até pior, como acontece com alguns quando vêem o alforge pegando fogo!

    Não há muitas opções de bolhas e as que existem são pequenas, não me transmitem a sensação de um bom bloqueio do vento para se viajar, num futuro pretendo adquirir esse ítem.

    Revisões, troca de óleo... etc. Segundo o manual, a troca de óleo e revisão ocorrem a cada 5milkm, o que é muito bom para quem anda muito pois não precisa ir quase sempre levar a moto para a revisão e conhevenhamos, é um saco levar a moto para revisão! Na maioria das motos(pequenas) a revisão é a cada 3mil, nesse ponto a Fazer leva uma boa vantagem. Eu gosto de trocar o óleo a cada 2.500km, pois uso a moto em condições severas (transito pesado, viagens...)

  Atualmente meus consumos com gasolina VPower e BRSupra (geralmente meio a meio) piloto: 97kg e garupa 60kg são:

  •     Cidade, andando tranquilo, trocando marchas próximo dos 5mil rpm. 24-25km/h
  •     Estrada, andando quase sempre em 100km/h 26-27km/l

Para finalizar, tão importante quanto as vantagens são as desvantagens.

  1. É uma moto street, para andar em ruas ruins(que são a maioria no brasil), paralelepípedos e estradas de terra você vai sofrer com a Fazer, as suspensões são meio duras  e todo impacto irá para seus braços e coluna, não é a coisa mais divertida andar em paralelepípedo, porém isso é apenas desconfortável o problema é em estrada de terra, sempre há um lugar ou outro em viagens menos acessíveis, estradas de terra, estradas de pedra e etc e ao menos para mim acho inviável rodar certos trechos com a Fazer, eu mesmo já 'desisti' de me aventurar algumas vezes por ver que ia ser muito estressante e perigoso (você nota claramente o descontrole da moto ao passar por alguns trechos).
  2. Na minha moto não houve problemas, mas já vi alguns relatos sobre o 'tubo de deliberação do óleo', volta e meia ocorrem vazamentos e pra consertar é um pouco caro (coisa de R$200), até recall alguns usuários estão exigindo pois ocorre isso em um número considerável de motos.
  3.  Peças e manutenção são aproximadamente 15-20% mais caras que a concorrente Honda Twister, mas esse dado não é muito confiável, melhor você mesmo fazer sua pesquisa... hehe

 

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