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O Uso do Bauleto em Motocicletas




 

Opção adequada:

O uso de bauleto é a opção mais adequada e correta para o transporte diário de objetos diversos como luvas, capacetes, etc. Indispensável também em longas viagens para acomodação correta das bagagens.

 

Questão conceitual:

A maior resistência contra o uso de bauletos ocorre por parte dos motociclistas mais jovens. O argumento é que ele compromete a estética original da motocicleta. Seu uso é realmente inviável nas motocicletas superesportivas. Nas demais motocicletas crescem a cada dia o volume de adeptos desse importante e pratico acessório. Atualmente já é impossível ver uma Big Trail sem seu vistoso conjunto de “case”. Muitas custons do segmento Turing também já vem de fabrica com seu conjunto de “case”, bolsas ou alforjes originais. Recentemente muitos fabricantes de bauletos já estão a disponibilizando também conjuntos específicos para as motos Nakeds.

 

Praticidade de Uso:

Atualmente todos os bauletos são facilmente removíveis de sua base de suporte. Os fabricantes sofisticaram também o sistema de fechaduras, com apenas uma chave é possível abrir o bauleto ou retirá-lo de sua base de suporte.

 

Transporte Seguro:

Quando se transporta bagagem de forma adequada nos bauletos aumenta-se muito a segurança de pilotagem no transito e em longas viagens. Transportar capacetes reservas no braço ou nas famosas “aranhas” são soluções que apresentam alto risco para a pilotagem.

 

Solução para conservação da Motocicleta:

Quando se transporta acessórios e bagagens de forma improvisada em locais não adequados como sobre o tanque ou sobre a rabeta da motocicleta é comum após a viagem observar sinais de desgastes, arranhões e riscos nesses locais, danificando assim definitivamente a pintura. O uso do bauleto evita esse tipo de problema.

 

Conjuntos completos:

Os fabricantes mais tradicionais disponibilizam atualmente conjuntos completos com bauleto traseiro “top case” e bauletos laterais, com seus respectivos suportes. Lembrando que a opção de baús laterais deve ser feita apenas para as motocicletas de maior porte, em especial as Big Trails utilizadas em longas viagens quando se necessita levar um volume maior de bagagem. Seu uso diário na cidade não é aconselhável, os baús laterais deixam a moto “mais larga” dificultando assim sua circulação entre os veículos.

 

Comprometimento da Estabilidade:

Muitos motociclistas têm receio que o bauleto comprometa a estabilidade da motocicleta em altas velocidades em rodovias. Na pratica o que se observa é que quando a motocicleta esta com garupa e bauleto em velocidade normal de cruzeiro não existe nenhum comprometimento da estabilidade. É aconselhável reduzir a velocidade em trechos de longas retas “descampadas” quando se viaja com o bauleto traseiro sem garupa.

 

Capacidade de Carga:

Atualmente a maioria dos fabricantes disponibilizam bauletos em diversos modelos com as mais variadas capacidades volumétricas de carga. É muito importante que o motociclista antes de escolher seu bauleto, pesquise junto ao fabricante da motocicleta, qual é a capacidade máxima de carga sobre a parte traseira da motocicleta. Para se pilotar com segurança, é muito importante também não exceder essa capacidade de carga.

 

Instalação Correta:

Ao adquirir o bauleto, é comum a base de suporte não ser do mesmo fabricante do bauleto, ou então não ser adequado para seu modelo e tipo de motocicleta. Em muitos casos essa instalação pode comprometer sua segurança e a durabilidade de componentes originais da moto. Procure adquirir o suporte do mesmo fabricante do bauleto, e fazendo a instalação do suporte no mesmo local que vendeu o bauleto e não esqueça de exigir nota fiscal e garantia total do conjunto total instalado.

 

Tomas André dos Santos – tasmotos

www.tasnaweb.com

 


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