Olá, bem vindo ao Show Moto - 26/04/2024 - 11:41
Menu
Pagina Inicial
Buscar no Site
Dicas
Fotos
Notícias
Novidades do Site
Outros
Segurança
Papel de Parede
Previsão do tempo
Moto Filmadores
KLE 621 (Kleber Atalla)
Fabio 21
Kekis
Todos os vídeos
Eventos
Eventos / Fotos
Moto Passeio
Próximos Eventos
Colunistas
Classificados
Ver Anúncios
Anúnciar
Canais
Blogs / Flogs
Dicas
Lojas
Sites Parceiros
 
Login:

Senha:

Registrar-se
Esqueci minha senha

O porque do elevado numero de mortes de motociclistas no Brasil.




Sou motociclista desde a década de setenta, atualmente verifica-se que o aumento no volume de mortes de motociclistas por acidentes esta tomando proporções assustadoras. Já há alguns anos discuto o assunto com amigos, enumerei abaixo, sob o meu ponto de vista, as principais causas desse triste fenômeno.

Acredito que quanto mais o assunto for de conhecimento geral, e debatido por toda a sociedade Brasileira, maior serão as chances de sobrevivência dos milhares de motociclistas que anualmente começam a enfrentar o perigo nas ruas e rodovias.

 

- Questão Matemática: Volume de vendas de Motocicletas muito elevado.

O vertiginoso crescimento das motocicletas circulando no transito brasileiro, em especial nas grandes capitais, apresenta números de proporção geométrica. Estatisticamente falando fica difícil dizer se o volume de mortes é proporcional ao volume de vendas, tese defendida por algumas pessoas. De qualquer forma o que se percebe é que esse volume esta acima de qualquer índice apresentado por paises que também tem frota elevada de motocicletas. É muito importante termos consciência, de que não podemos aceitar esse volume como normal só por estarem dentro de padrões estatísticos, como dizem alguns.

 

- Legislação de Transito, e Legisladores com visões ultrapassadas.

O que me parece é que os representantes dos poderes executivo e legislativo, responsáveis pelo setor de transito no Brasil não estão conseguindo perceber a velocidade do crescimento do volume de motos no transito e nem tão pouco entender os reflexos disso, normalmente esses executores e legisladores públicos são lentos e burocráticos. É muito comum ver políticos declarando que os motociclistas são bandidos e marginais, e que a motocicleta é um transporte muito perigoso. Como podemos esperar soluções técnicas adequadas com essa miopia total sobre o assunto. Essas pessoas têm que se conscientizar com urgência que a motocicleta chegou para ficar, que seu volume no transito já é gigantesco, e que em breve poderão estar em numero maior que os automóveis no transito.

 

- Aspectos Culturais dos Motoristas em Geral.

Assim como os legisladores de transito, os motoristas em geral também não assimilaram ainda a motocicleta como um membro integrante e ativo de nossas ruas e rodovias. Prova disso é que nas discussões de transito entre motociclistas e motoristas, percebe-se nitidamente as formas preconceituosas que são utilizadas por ambos os lados. Essa intolerância de ambas as partes é um dos fatores que ampliam muito as causas que elevam os acidentes. A falta de legislação adequada é o principal combustível para alimentar os ânimos de ambas as partes.

 

- Perfil do usuário de motocicletas:

Quando “dissecamos” os números das estatísticas verificamos que a maioria dos óbitos se concentra nas faixas etárias mais jovens. Alem do fato de serem a maioria dos proprietários de motocicletas, é sabido que a adrenalina e a emoção nessa faixa etária muitas vezes se sobrepõe à razão e então esses jovens motociclistas acabam pilotando de maneira inadequada, arriscando suas vidas e a de outras pessoas.

 

- Aspectos culturais do Motociclismo:

A motocicleta no Brasil é um meio de transporte recente, enquanto que no Japão, Europa e Estados Unidos às pessoas já andam de motocicleta a mais de cem anos, no Brasil ela só começou a ser utilizada em grande escala a pouco mais de trinta anos. Nesses paises a cultura de motos é passada de pai para filho, assim quando um jovem compra uma motocicleta ele já terá recebido toda uma carga de informações necessárias para seu uso. No Brasil os jovens, cujos pais nunca andaram de motocicletas, são obrigados a comprar uma motocicleta como opção barata de transporte, não tendo a mínima noção do que realmente é uma motocicleta e quais serão as dificuldades e riscos que terá que enfrentar para utilizá-la.

 

Pense sobre o assunto, de sua opinião, discuta, tente entender melhor essa questão para que saibamos como buscar soluções definitivas para sua solução.

 

Tomás André dos Santos - tasmotos

www.tasnaweb.com


Enviado por: