Olá, bem vindo ao Show Moto - 19/04/2024 - 11:27
Menu
Pagina Inicial
Buscar no Site
Dicas
Fotos
Notícias
Novidades do Site
Outros
Segurança
Papel de Parede
Previsão do tempo
Moto Filmadores
KLE 621 (Kleber Atalla)
Fabio 21
Kekis
Todos os vídeos
Eventos
Eventos / Fotos
Moto Passeio
Próximos Eventos
Colunistas
Classificados
Ver Anúncios
Anúnciar
Canais
Blogs / Flogs
Dicas
Lojas
Sites Parceiros
 
Login:

Senha:

Registrar-se
Esqueci minha senha

Segurança e Conservação na Utilização dos Pneus




É possível aumentar a segurança e também muitos quilômetros a mais na vida útil dos pneus de sua motocicleta tomando alguns cuidados simples e básicos que devem ser adotados como procedimentos de rotina pelo motociclista.   
A correta utilização dos pneus é fundamental para a segurança da motocicleta, exigindo assim uma atenção extra na utilização e cuidados desse equipamento. 
O erro mais freqüente é a substituição de pneus sem obedecer às recomendações do fabricante da motocicleta. Os automóveis estão calçados com quatro rodas que lhe dão mais condições de segurança, já as motocicletas estão equilibradas apenas sobre duas rodas, imagine a importância dos pneus nesse processo. Podemos concluir então que por questão de segurança não há muita margem para modificações nos pneus das motocicletas.      

Os pneus devem ser calibrados semanalmente, seguindo as recomendações do fabricante da motocicleta. Não se deve alterar por conta própria essas recomendações. A pressão precisa ser alterada em cada situação de uso, com carona na garupa, carga ou apenas o condutor.     

Os pneus devem ser montados apenas em máquinas. Nunca permitir a montagem manual em borracheiros não habilitados. O pneu de uma motocicleta pode ter o friso de aço lateral quebrado por uma operação de montagem inadequada.

 

As rodas devem passar por alinhamento e balanceamento rotineiro, procedimentos fundamentais para aumentar a segurança e evitar o desgaste prematuro dos pneus.  

Os pneus não especificados para o modelo da motocicleta não devem ser usados nunca. As alterações para fins estéticos acabam prejudicando o desempenho da motocicleta e comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus.        

Nunca fazer adaptações para deixar de usar câmeras de ar. Nas motocicletas os pneus sem câmera somente são empregados em alguns poucos modelos que utilizam aros específicos para este fim.   

Os aros utilizados devem ser aqueles recomendados pelo fabricante. Mudanças provocam diferenças sensíveis no desempenho da motocicleta, novamente comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus.   

Em hipótese alguma, utilize pneus recauchutados em sua motocicleta.

 

Quando efetuar serviços na roda traseira, que exijam sua retirada, como troca e conserto de pneus, freios, coroa, corrente, etc. verifique se os esticadores laterais estão exatamente na mesma marcação, mantendo roda traseira totalmente alinhada.  

A motocicleta sempre deve estar com o "quadro" alinhado, caso contrário à segurança e a vida útil do pneu ficará comprometida por rodar fora de alinhamento com o piso.    

Nunca submeter o pneu à sobrecarga. Pode ocorrer o superaquecimento, desgaste excessivo, separação entre lonas e banda de rodagem. É de vital importância sempre manter as pressões e carga recomendada conforme gravações que constam na lateral de cada pneu.

Tomás André dos Santos - tasmotos

www.tasnaweb.com


Enviado por: