Apesar de ser um ótimo lubrificante, a grafite não deve ser aplicada em conjunto com óleos e lubrificantes em geral, pois ela só tem a capacidade lubrificante em estado puro.
Apesar de ser um ótimo lubrificante, a grafite não deve ser aplicada em conjunto com óleos e lubrificantes em geral para lubrificar a corrente de motocicleta.
Suas propriedades de lubrificação podem ser facilmente verificadas.
E só pegar o pó produzido quando se aponta um lápis, colocar entre os dedos e esfregá-los.
Eles deslizam com muito mais facilidade, por causa da disposição em camadas das moléculas de carbono que formam a grafite.
As mais externas aderem firmemente ao dedo, enquanto as internas deslizam umas sobre as outras.
Isso reduz o atrito e, conseqüentemente, confere à grafite sua propriedade lubrificante.
Contudo, essa propriedade só é mantida quando ela está em estado puro e em pó. Ao ser misturada com óleos e graxas lubrificantes, sejam eles minerais ou sintéticos, fica neutralizada.
Pior que isso: dependendo do tamanho das partículas de carbono, elas podem funcionar como abrasivos.
Obs: Este trabalho foi elaborado a partir de citações técnicas feitas por engenheiros mecânicos e engenheiros químicos da industria automobilística.
Abraços,
Tomás André dos Santos - tasmotos
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