Olá, bem vindo ao Show Moto - 19/04/2024 - 19:35
Menu
Pagina Inicial
Buscar no Site
Dicas
Fotos
Notícias
Novidades do Site
Outros
Segurança
Papel de Parede
Previsão do tempo
Moto Filmadores
KLE 621 (Kleber Atalla)
Fabio 21
Kekis
Todos os vídeos
Eventos
Eventos / Fotos
Moto Passeio
Próximos Eventos
Colunistas
Classificados
Ver Anúncios
Anúnciar
Canais
Blogs / Flogs
Dicas
Lojas
Sites Parceiros
 
Login:

Senha:

Registrar-se
Esqueci minha senha

Moto fumacê para combater a dengue




Moto Fog pode andar por áreas de difícil acesso como becos e vielas.
Criadores veem kit de instalação com vantagem sobre picapes.

Engenheiros criam a "moto fumacê" para exterminar os mosquitos (Foto: Divulgação)
A ideia de criar uma moto fumacê  foi concretizada com uma certa naturalidade pelo engenheiro Marcius Costa e pela Ativa, incubadora da Pontífica Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). Afinal, todos vivem no Rio de Janeiro, que, só na região metropolitana, tem a capital e mais oito municípios em estado de alerta por causa do mosquito da dengue.
 
Em 2008, mais de 100 pessoas morreram com a doença em território fluminense. Para combater o mosquito transmissor, as autoridades de saúde usam os carros fumacês, picapes adaptadas para espalhar inseticida pelos bairros da cidade.
 
Pensando no problema a partir de conversas que mantivera com o próprio pai, uma década antes de a epidemia explodir, o engenheiro Marcius Costa, em conjunto com a empresa Ativa, incubadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio (Puc-RJ), pôs no papel o projeto da moto fumacê.
 
E ele começou a perceber as vantagens do novo veículo: por ser menor que os outros veículos, a moto pode circular melhor em áreas de difícil acesso, como favelas, vielas, becos e terrenos baldios. 

“Foi pensando nessa necessidade de percorrer áreas mais isoladas, onde o mosquito prolifera com mais intensidade, que fizemos esse equipamento de fumacê para ser adaptado em motos” explica o engenheiro. 

No Rio, as regiões mais afetadas pela doença são a Zona Oeste e o subúrbio. A Defesa Civil pede que os moradores para que se evitem acumular água parada  recipientes destampados e se desfaçam de pneus velhos. 

Custo reduzido
De acordo com os inventores, o equipamento custa cerca de R$ 8 mil
Outra vantagem, observou Marcius: o custo do fumacê em motos pode ser dez vezes menor do que os equipamentos instalados em picapes e caminhões leves.

O equipamento foi lançado em novembro de 2008. 

“Em 1998, meu pai pensou nessa possibilidade de adaptar o fumacê em motos. Ao longo desses anos, eu e a Ativa, incubadora da Puc-Rio adaptamos a ideia, concretizamos o aparelho e patentiamos o produto” afirma Marcius.
 
A moto fumacê pode ser adquirida pelo site: www.motofog.com.br

Fonte: Do G1, no Rio
Encontramos o texto no site http://intrudeiros.blogspot.com/

Enviado por: