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A Tradição Natural dos fabricantes de motocicletas




A Tradição Natural dos fabricantes de motocicletas

 

Ao observarmos a historia da motocicleta, veremos que seu ápice se desenrola há pouco mais de trinta anos. Com base nesses acontecimentos observei que certos tipos e modelos de motos se tornaram mais “familiares” a determinadas fabricas, identificando assim naturalmente cada fabricante, por conseqüência essas fabricas utilizaram-se desses modelos para consolidar suas marcas.  Assim com o passar do tempo formou-se uma Tradição Natural que hoje identifica cada marca a tal ponto que certos fabricantes não conseguem se livrar desses estigmas tradicionais.  Com o passar do tempo os motociclistas mais experientes acabam migrando sempre para esses modelos ícones de cada fabricante. Durante esses anos consegui visualizar os casos mais marcantes, e que de alguma forma se tornaram conhecidos por nos brasileiros, é evidente que em outros paises essa percepção pode ser bem diferente.

 

A Harley Davidson é o caso mais marcante desse fenômeno, pois se ligam a esse nome algumas características que são inalienáveis como o modelo “Custom” e o “Motor em V” os demais fabricantes de motocicletas espalhados pelo mundo colocam em seus catálogos diversos modelos custons, mas que sempre vai nos parecer uma cópia, portanto se você quiser comprar uma custom verdadeiramente original ela só pode ser Harley Davidson.

 

A BMW tem uma historia parecida quando se fala em seu motor Boxer que equipa as famosas motos roadster modelo “R”, a tradição do motor Boxer BMW chegou à tamanha envergadura que a BMW sempre teve dificuldades de comercializar motocicletas motorizadas com outros motores. Como exemplo podemos citar a motos modelos “K”, que utilizam o motor em linha, que tem uma participação quase inexpressiva no mix de produção da BMW.  O que se percebe é que a BMW esta tentando criar um novo publico consumidor para suas motos com os novos motores de um e dois cilindros. Outra característica é que a BMW esta também se consolidando nos modelos on-off-road, acredito que futuramente esse será o novo perfil da BMW, pois atualmente mais de sessenta por cento de suas vendas são desses modelos.

 

A Triumph durante muitos anos teve como principal característica o motor de dois cilindros que tornaram a Boneville conhecida em todo o mundo, motor este que inclusive serviu de “inspiração” para Honda se iniciar nos motores de dois cilindros, mas a partir de um determinado momento os quase que exclusivos motores de três cilindros passaram a marcar o nome da Triumph, e hoje a maioria de suas motos usam esse tipo de motorização. Ao meu ver a Triumph é uma das marcas que mais se mantém fiel a sua tradição, pois ela sempre teve em seus catálogos modelos que fazem referencia a época de ouro do motociclismo, e por isso seu perfil de modelo é mesmo o Naked Clássico e Roadster, mas também já esta consolidando seu nome nos modelos esportivos.

 

A Ducati que sempre se destacou por alto desempenho em suas motos, teve uma trajetória quase que única com seus motores de dois cilindros em “L” lembrando que também já fabricou motos famosas com motores de apenas um cilindro e atualmente esta se consolidando na comercialização de motos naked’s, esportivas e também superesportivas.

 

A Honda, a Yamaha, a Suzuki e a Kawasaki, têm historias muito parecidas já fabricam de tudo, vários motores, vários modelos, a sensação que temos é que elas não se consolidam em nada. Mas se verificarmos com detalhes veremos que cada uma delas já tem consolidado seu processo de tradição natural, vejam, por exemplo, a Honda, quem consegue pensar nela sem lembrar de imediato no motor de quatro cilindros, visualiza sempre a clássica “CB 750 Four”, esse é o caminho da Honda, tornou-se especialista em motos para velocidade. A Yamaha já liderou muitos anos competições off-road, quem nunca ouviu falar da lendária Teneree, e também de velocidade com a R1. A Suzuki com suas GSX ou Srad, a Kawasaki com as famosas Ninjas também são imediatamente lembradas. Mas eu acho que no geral o que realmente marca as japonesas são seus motores de quatro cilindros, fantásticos e perfeitos. E sem duvida alguma o grande feito das japonesas foi o de popularizar a motocicleta no mundo inteiro. Inovaram nos processos produtivos e comerciais, a ponto de revolucionarem totalmente o mercado de motocicletas. Por isso cheguei à conclusão que a Tradição Natural das fabricas japonesas não esta neste ou naquele modelo especifico, mas sim em sua capacidade de se renovar, e dessa forma se manterem atualizados, com motos cada vez melhores.

 

Tomás André dos Santos - tasmotos

www.tasnaweb.com


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